top of page

Como planejar um jardim?



Todos desejam ter um jardim bonito e harmonioso em sua casa, mas às vezes ficam desanimados porque as plantas que escolheram, não se adaptaram tão bem, e aquele “jardim dos sonhos”...não vingou... Então, como podemos aumentar as chances de executar um belo jardim? Tudo começa com o planejamento.


A primeira coisa que se deve observar na escolha das plantas é se elas se adaptam ao clima local. Aqui, na região de Porto Alegre, RS, por exemplo, o clima é subtropical e plantas de clima muito quente e seco, provavelmente não se adaptarão.


Cada planta requer condições específicas para o seu desenvolvimento e outro fator importante a considerar é o solo. Cada tipo de solo possui características específicas de pH, fertilidade, drenagem, quantidade de nutrientes disponíveis, entre outros. Alguns solos (argilosos) são encharcados, outros (arenosos), são bem drenados, e ainda outros possuem características intermediárias. Você deve avaliar qual o tipo de solo que você tem e então escolher plantas que se adaptem melhor a esse solo.


Outro fator muito importante a considerar é a incidência solar ou luminosidade. Algumas plantas necessitam de incidência solar direta, já outras não toleram essa quantidade de luz, necessitando de luz indireta. Há três categorias básicas de plantas:

1) de pleno sol: necessitam de luz solar direta por pelo menos 5 a 6 horas por dia;

2) de meia sombra: necessitam de luminosidade (aproximadamente 3 horas por dia), porém não de luz solar direta, ou quando há incidência solar direta, que seja nos horários de temperaturas mais amenas (início da manhã ou final da tarde);

3) de sombra: se desenvolvem em ambientes com pouca luminosidade e sem incidência solar direta.


Além disso, todas as plantas precisam de nutrientes para seu pleno desenvolvimento, então é sempre bom realizar uma adubação, preferencialmente orgânica, para que o solo continue fértil e seu jardim sempre saudável.


Então, antes de começar a plantar....planeje-se bem, levando em conta os fatores acima....e com certeza você terá sucesso e seu jardim ficará lindo!

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page